Do que falamos quando falamos de inclusão e acessibilidade nas bibliotecas?
Os serviços de biblioteca inclusivos devem ser visivelmente incorporados em todos os serviços da biblioteca. São holísticos, abrangendo desde as políticas de gestão, às coleções, aos espaços e aos próprios serviços e atividades, devendo reflectir a equidade e a acessibilidade para todos os membros da comunidade, incluindo para os grupos para os quais o acesso a estes recursos e serviços é difícil, limitado ou reduzido.
Atendendo à diversidade de barreiras, a prática de disponibilizar serviços inclusivos exige reflexão e diálogo contínuo com e entre as equipas das bibliotecas e os membros da comunidade, com ênfase particular nas vozes daqueles com maior dificuldade, sub-representados e pouco reconhecidos na comunidade dado que os esforços de inclusão devem responder às necessidades reais das pessoas, e não à perceção que as equipas possam ter sobre as mesmas.
Raça, etnia, idade, cidadania, nível de alfabetização, capacidades, tipo de família de origem, rendimentos, saúde, identidade de género, sexualidade, vestuário, ou qualquer outra dimensão de identidade, não deve influenciar nem interferir no acesso à biblioteca pois quando as bibliotecas respeitam e valorizam a diversidade das suas comunidades, essas comunidades prosperam.
Partilhamos aqui um
Guia de Avaliação destes Serviços, desenvolvido pelo Departamento de Instrução Pública do Wisconsin (EUA), pela equipa de Desenvolvimento da Biblioteca Pública e pelos participantes do Instituto de Serviços Inclusivos no ano de 2018, com o objetivo de promover ambientes de biblioteca onde todos estejam seguros, se sintam bem-vindos vindos e respeitados, o «Guia de Avaliação de Serviços Inclusivos das Bibliotecas do Wisconsin».
O conceito de que as bibliotecas são para todos deve ser evidente em todos os pontos de acesso ou interação com a biblioteca. A inclusão não é um desafio único a ser resolvido, nem as soluções encontradas para determinado desafio servem todos da mesma forma. A lista de verificação e os recursos de apoio disponibilizados no guia destinam-se a ajudar as bibliotecas a avaliar os seus serviços atuais, bem como a planear o futuro.